Titulo: Prazer, Sempre-Viva

Sub-Titulo: Uma história mineira

Autor(a): NATÁLIA ANDRADE DE FREITAS

Instituição:Universidade Federal de Ouro Preto

Ano:2019

clique na imagem para fazer Download


Apresento-lhes este texto que foi desenvolvido em formato de bionarrativa, atividade avaliativa da disciplina de Estágio Supervisionado II, para os alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais. Esta bionarrativa tem como propósito trabalhar com um tipo de biodiversidade encontrada na região de Ouro Preto, e trazer informações de forma mais descontraída sobre o tema proposto.

A história a seguir é narrada por uma planta conhecida popularmente como “sempre-viva”. Essa personagem irá contar como é sua vida nos seus aspectos mais comuns, como as suas características, sua família, local onde vive, utilização em pesquisas e no artesanato, ameaça de extinção e a tradição dos “coletores de flores sempre-vivas”. Para compor essa linda história, ao final teremos um álbum de família que mostram as principais flores secas da família Euriocaulaceae.

Desta forma, com uma leitura agradável, vocês poderão conhecer melhor uma planta que é comumente presente nos artesanatos em nossas casas. Também tão importante para o cerrado brasileiro, e que para comunidades quilombolas é motivo de sustento e orgulho



Avalie a narrativa :

Deixe sua avaliação :


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional