Titulo: O que é o umbigo de banana

Sub-Titulo: Unidade Temática

Autor(a): ANA LUIZA SCHETTINO

Instituição:Universidade Federal de Ouro Preto

Ano:2019

clique na imagem para fazer Download


Esta unidade temática se apresenta como material complementar para trabalhar com temas de botânica, ecologia e biodiversidade local.

Ao ler e realizar os exercícios da Unidade Temática, espero que os alunos tenham um maior conhecimento sobre: o umbigo ou coração de banana como componente da sociobiodiversidade da região de Itabirito – MG, bem como sua importância econômica e cultural para a comunidade do município.

A cidade é muito conhecida também pela produção de pastel de angu, cujo umbigo de banana é o principal recheio utilizado, o Pastel de Angu surgiu na Fazenda dos Portões, no século XIX, a cidade tinha o nome de Itabira do Campo.

A iguaria foi criada pelas mulheres escravizadas Philó e Maria Conga, que aproveitavam as sobras de angu, principal refeição dos cativos, para complementar a comida. Em uma de suas receitas, elas experimentaram usar um guisado feito com umbigo de banana e restos de carne como recheio para o angu e fritaram o quitute na banha de porco. A invenção ficou tão boa, que ganhou a vez na casa grande e, com o passar do tempo, o prato se tornou paixão dos itabiritenses e de turistas que visitam a cidade só para experimentar essa delícia.

O umbigo é aquela parte onde nascem os cachos e ele é retirado enquanto as bananas ainda estão verdes. Ele apresenta formato e coloração iguais ao de um coração, mas a parte consumida é a interna, que possui        coloração branca e formato de pião.

Além disso, a banana e suas partes contêm propriedades antibacterianas e antifungicidas. Reportando alguns elementos encontrados no umbigo, tais como niacina (vitamina), tiamina (vitamina), riboflavina, ácido ascórbico, quitinase, flavonoides, ácido gálico, etc. Estas são substâncias que promovem o aumento da imunidade, além de se constituírem anti-inflamatórias, antialérgicas e eficazes para a eliminação de infecções virais e bacterianas.

A elaboração desta Unidade Temática foi pensada deu-se para incluir os conhecimentos da população nativa do interior de Minas Gerais principalmente a de Itabirito, e para que eles tenham consciência da importância da bananeira e do umbigo como elemento biosociocultural



Avalie a narrativa :

Deixe sua avaliação :


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional