Titulo: Biodiversidade e Cultura do Maranhão

Sub-Titulo: Biodiversidade e Cultura do Maranhão

Autor(a):

Instituição:Universidade Federal do Maranhão

Ano:2020

clique na imagem para fazer Download


 Os desafios de ser professor de Biologia no maranhão  Relato pessoal de dois Estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão  

A Educação no Brasil ainda é vista como algo secundário, de pouca importância para o desenvolvimento do país. Com isso, ser professor traz consigo grandes desafios, ser professor no Maranhão, multiplica tais desafios. Entendo que o ser professor de Biologia, além de trabalhar conhecimentos científicos, tenho que moldar o principal, que é o conhecimento humanístico e social. Fazer meus alunos entenderem o seu papel no mundo e que eles são os principais responsáveis por modificar o mundo ao qual estão inseridos. Assim como dizia Hanna Arendt,  o ser quando nasce tem o poder de destruir culturas, parafraseando-a ficaria: O ser quando é bem educado tem o potencial de destruir paradigmas. E o  nosso papel como professor é criar esse ser. (Geovane Silva) 
 
Quando discutimos educação e pesquisa no Brasil, estamos ressaltando dois pontos extremos da área nos quais existem evidentes faltas de investimento resultando em um dos principais fatores que influenciam a grande demanda de problemas que presenciamos rotineiramente. Dessa forma, entendo que, estudos de conhecimentos básicos são fundamentais! E por isso que eles são as raízes de muitos problemas como doenças, conflitos na sociedade, desigualdade e dentre outros. Não sei se farei isso a vida toda, sou muito flexível ainda mais no fazer humano. Mas penso que trabalhar com a "raiz" é uma grande responsabilidade para contribuir com soluções em que todos nós somos beneficiados ( Matheus Nobate Gomes ) 


Avalie a narrativa :

Deixe sua avaliação :


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional